Não sei se o ruibarbo é uma "coisa" muito belga, mas foi na Bélgica que aprendi a gostar - a minha avó costumava fazer compota de ruibarbo com uma casca de laranja e sabia-me a céu !
Antes de mais, um pouco de informação sobre o ruibarbo.
"Ruibarbo de nome científico Rheum tanguticum var tanguticu é
uma planta medicinal também conhecida como Ruibarbo-palmado e
Ruibarbo-do-campo. Esta planta medicinal é um poderoso estimulante e
digestivo, utilizado no tratamento de distúrbios gástricos acompanhados
de prisão de ventre. O Ruibarbo também é um importante aliado das
mulheres contra os sintomas da menopausa, a utilização terapêutica desta
planta ajuda a aliviar os frequentes “calores” que caracterizam esse
período."
Posto isto,ontem, na loja, lá apareceram uns talinhos de ruibarbo á venda; não descansei enquanto não fui encher um saco para mim.
Hesitei entre compota e tarte mas a tarte ganhou.
Ingredientes:
500gr de ruibarbo
massa areada:
250gr de farinha
120gr de manteiga mole
90gr de açúcar em pó
30gr de farinha de amendoa
1 ovo pequeno
creme:
20cl de natas
1 ovo
50gr de açúcar baunilhado
raspa de laranja
Preparo:
Retire os fios aos talos de ruibarbo e corte-os aos bocados de +/- 3cm. Salpique-os de açúcar.
Num robot, coloque a manteiga, o açúcar, a farinha de amêndoa e o ovo - misture e acrescente de uma só vez a farinha de trigo. Forre uma tarteira.
Numa taça, bata o ovo com o açúcar e a raspa da laranja, e depois, as natas.
Coloque o ruibarbo escorrido na massa e deite por cima, o creme.
Vai ao forno 35m a 180º.
Bom apetite.
Mostrar mensagens com a etiqueta ruibarbo. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta ruibarbo. Mostrar todas as mensagens
segunda-feira, 27 de maio de 2013
domingo, 14 de abril de 2013
Crumble de frutos vermelhos com versão "sem gluten"
De todas as sobremesas que costumo fazer esta é a mais fácil e nunca falha. Uso várias associações de frutos como por exemplo:
- morangos/ruibarbo
- maçã/frutos secos
- pêra/gengibre
- pêssego/baunilha
- damasco/pêssego
- maçã/pêra
- frutos vermelhos
Aqui vão as proporções:
- 2 chávenas de farinha
- 2 chávenas de açúcar
- 1 chávena de manteiga mole
- 150gr de farinha de arroz
- 50gr de farinha de sarraceno
- 100gr de rapadura
- 100gr de manteiga mole
Vai ao forno a 180ª até ficar dourado.
Experimentem juntar uma bola de gelado de nata ou uma colher de natas ácidas !
Subscrever:
Mensagens (Atom)