Mostrar mensagens com a etiqueta ruibarbo. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta ruibarbo. Mostrar todas as mensagens

segunda-feira, 27 de maio de 2013

Tarte de ruibarbo

Não sei se o ruibarbo é uma "coisa" muito belga, mas foi na Bélgica que aprendi a gostar - a minha avó costumava fazer compota de ruibarbo com uma casca de laranja e sabia-me a céu !

Antes de mais, um pouco de informação sobre o ruibarbo.

"Ruibarbo de nome científico Rheum tanguticum var tanguticu é uma planta medicinal também conhecida como Ruibarbo-palmado e Ruibarbo-do-campo. Esta planta medicinal é um poderoso estimulante e digestivo, utilizado no tratamento de distúrbios gástricos acompanhados de prisão de ventre. O Ruibarbo também é um importante aliado das mulheres contra os sintomas da menopausa, a utilização terapêutica desta planta ajuda a aliviar os frequentes “calores” que caracterizam esse período."

Posto isto,ontem, na loja, lá apareceram uns talinhos de ruibarbo á venda; não descansei enquanto não fui encher um saco para mim.

Hesitei entre compota e tarte mas a tarte ganhou.

Ingredientes:

500gr de ruibarbo

massa areada:
250gr de farinha
120gr de manteiga mole
90gr de açúcar em pó
30gr de farinha de amendoa
1 ovo pequeno

creme:
20cl de natas
1 ovo
50gr de açúcar baunilhado 
raspa de laranja

Preparo:

Retire os fios aos talos de ruibarbo e corte-os aos bocados de +/- 3cm. Salpique-os de açúcar.



Num robot, coloque a manteiga, o açúcar, a farinha de amêndoa e o ovo - misture e acrescente de uma só vez a farinha de trigo. Forre uma tarteira.



Numa taça, bata o ovo com o açúcar e a raspa da laranja, e depois, as natas.

Coloque o ruibarbo escorrido na massa e deite por cima, o creme.



Vai ao forno 35m a 180º.

Bom apetite.
  







domingo, 14 de abril de 2013

Crumble de frutos vermelhos com versão "sem gluten"


 
De todas as sobremesas que costumo fazer esta é a mais fácil e nunca falha. Uso várias associações de frutos como por exemplo:
  • morangos/ruibarbo
  • maçã/frutos secos
  • pêra/gengibre
  • pêssego/baunilha
  • damasco/pêssego
  • maçã/pêra
  • frutos vermelhos
A base da massa é sempre a mesma mas acrescento sempre uma especiaria: canela, gengibre, baunilha.

Aqui vão as proporções:
  • 2 chávenas de farinha
  • 2 chávenas de açúcar
  • 1 chávena de manteiga mole
 Para a versão "sem gluten":
  • 150gr de farinha de arroz
  • 50gr de farinha de sarraceno
  • 100gr de rapadura
  • 100gr de manteiga mole
 Amassar tudo com as mãos até a manteiga ficar bem incorporada no açúcar e na farinha. Colocar os frutos numa travessa não muito funda e cobri-los totalmente com o preparado.
Vai ao forno a 180ª até ficar dourado.


Experimentem juntar uma bola de gelado de nata ou uma colher de natas ácidas !